segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Motociclistas: as maiores vítimas de acidentes

As pessoas costumam falar que motoqueiros são loucos e arriscam suas vidas no trânsito diário, mas os carros, ônibus e caminhões também fazem suas loucuras e acabam fazendo com que os motoqueiros sofram acidentes. Segundo dados da Transerp (Empresa de transporte urbano de Ribeirão Preto). No ano passado, a cada três horas e sete minutos, aconteceu um acidente com os motociclistas e por dia foram registrados 28, ate às 18 horas. O numero de pessoas que estão de motos e são atropeladas é alarmante, simplesmente, 4.073 pessoas, e desse total 42 morreram no ano passado. Por isso é extremamente necessário que esse caos seja solucionado rapidamente, as alternativas estão à espera de serem colocadas em prática, vamos ver até quando as pessoas vão continuar morrendo em acidentes, ou adquirindo doenças causadas pelo stress.

Aumento de veículos: um problema solucionável.

O numero de veículos em Ribeirão Preto aumentou 1,8 vezes mais do que no ano passado, isso significa mais carros e motos para dificultar um pouco mais o transito. Como tudo tem solução, esse caos não é diferente, basta os políticos tomarem iniciativa e se espelharem nos países desenvolvidos que já conseguiram combater esse problema. A Alemanha, por exemplo, criou o “estacionamento vertical” onde comporta um número maior de veículos nos andares do prédio. Com isso o governo proibiu que a população estacionasse nas ruas, melhorando a circulação do trânsito;uma segunda opção criada pelos alemães também foi melhorar a condução pública, aumentando os ônibus de tamanho e fazendo ônibus de dois andares, esses já existem no Brasil, mas somente em empresas privadas.

Bicicletas: um bem ou um risco?

A maioria das pessoas afirmam e é uma realidade que o trânsito de Ribeirão Preto é um caos total,ninguém sai ileso a ele, pois todos necessitam de transitar pela cidade para executar suas tarefas diárias, seja ir para o trabalho, pegar os filhos na escola, ou até visitar um parente no hospital. Uma solução para este problema seria o uso das bicicletas no dia-a-dia, pois essas não poluem o ambiente, tem fluxo mais rápido, reduzindo assim esse congestionamento que todos não vêem a hora de terminar e além de tudo ainda melhora a nossa saúde física e mental. É bem verdade que os ciclistas, correm um serio risco de transitar e sofrer acidentes, já que muitas barbaridades são feitas, seja por homens ou mulheres imprudentes, mas pensando no bem estar das pessoas com o fim desse stress provocado pelas grandes filas de carros e motos, não custa adotar essa prática, que vem sendo bastante realizada no Japão, considerado um país desenvolvido.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Trânsito em Ribeirão Preto

Os problemas no trânsito são cada vez mais freqüentes em Ribeirão Preto; as avenidas vivem com longos engarrafamentos, principalmente nos horários de pico, acumulam-se carros, ônibus, motos, caminhões e assim conseqüentemente gera um caos, que deixa qualquer motorista com os sinais de estresse evidentes.
O motorista estressado, nos momentos de descontrole no trânsito, não consegue controlar seus impulsos fazendo barbaridades que podem ocasionar graves acidentes. Por isso existe um apelo tão persistente para que as pessoas se conscientizem e pratiquem a educação no trânsito, com ações individuais de generosidade e paciência. Confira no link o que a lei diz a respeito da educação no trânsito.
http://www.senado.gov.br/web/codigos/transito/cnt00022.htm#E15E6
Se você pensa que só tem deveres a cumprir no trânsito confira o link abaixo para descobrir quais são seus direitos e conhecer mais um pouquinho da nossa legislação.
http://www.senado.gov.br/web/codigos/transito/cnt00001.htm#E13E1
Usufrua de seus direitos e exercite seus deveres dentro da lei, para que haja a organização no trânsito e assim possamos contribuir para uma cidade mais tranqüila.