segunda-feira, 16 de junho de 2008

JOSÉ GERALDO MARCÃO, O GERA, DIRETOR DE PROGRAMAÇÃO E A VOZ PADRÃO DO SBT RIBEIRÃO PRETO.



LOCUTOR, APRESENTADOR, ANIMADOR, OPERADOR, ATOR E MESTRE DE CERIMÔNIAS ESTÃO ENTRE AS PRINCIPAIS ATIVIDADES DE UM DOS MAIORES NOMES DA COMUNICAÇÃO DE RIBEIRÃO PRETO.
“ZÉZIM”, COMO É CHAMADO PELOS FAMILIARES, NASCEU NO DIA 07 DE OUTUBRO DE 1961, NA CIDADE DE ORLÂNDIA, E DESDE CRIANÇA FOI APAIXONADO PELO MUNDO ARTÍSTICO.
AO LADO DO PAI RENATO, ELE OUVIA OS PROGRAMAS DE RÁDIO DA ÉPOCA E FAZIA MUITAS PERGUNTAS SOBRE OS PROFISSIONAIS DO MEIO.
NO INÍCIO DOS ANOS 70 SUA FAMÍLIA MUDOU DE ENDEREÇO PARA FICAR PRÓXIMO DA ESCOLA E A NOVA CASA FICAVA TAMBÉM PERTO DA RÁDIO O.N.G (ORLÂNDIA RÁDIO CLUBE).
SEMPRE QUE CONSEGUIA GERA FUGIA DE CASA E IA PARA A RÁDIO, QUE NA ÉPOCA TINHA OS FAMOSOS PROGRAMAS DE AUDITÓRIO.
O GAROTO DE APENAS 10 ANOS DE IDADE TEVE O PRIMEIRO CONTATO COM O MICROFONE POR ESTAR NO LUGAR CERTO E NA HORA CERTA, DURANTE A APRESENTAÇÃO DA DUPLA "SAMUEL & SAMARÍ" FALTAVA UMA CRIANÇA PARA CANTAR UM TRECHO DA MÚSICA DA DUPLA TEODORO & SAMPAIO, QUE TINHA UMA PARTICIPAÇÃO INFANTIL. E FOI NO AUDITÓRIO DA RÁDIO QUE ELE INICIOU SEU GRANDE SONHO.
DEPOIS DA PARTICIPAÇÃO, JOSÉ GERALDO FOI CONTRATADO COMO OFFICE-BOY DA EMISSORA E LÁ ELE FAZIA DE TUDO PARA APRENDER.
EM 1972, SUA FAMÍLIA MUDOU-SE NOVAMENTE, E DESSA VEZ SUA CASA FICAVA PERO DE UMA PRAÇA QUE HAVIA OS TRADICIONAIS SERVIÇOS DE AUTO-FALANTES. GERA, COM TODA VONTADE QUE TINHA DE FALAR NA PRAÇA, FICAVA SEMPRE POR PERTO DOS PROFISSIONAIS, ATÉ QUE CONSEGUIU FALAR NO AUTO-FALANTE PELA PRIMEIRA VEZ.
JUSTAMENTE NAQUELE DIA O DONO DA RÁDIO ESTAVA PASSANDO E OUVIU. QUANDO JOSÉ GERALDO FOI INTERROGADO PELO CHEFE, ELE CONFIRMOU QUE HAVIA FALADO.
DEPOIS DISSO, ELE TEVE AOS 11 ANOS DE IDADE A OPORTUNIDADE DE APRESENTAR SEU PRIMEIRO PROGRAMA DE RÁDIO, O "TOP POP SOM", QUE ERA ANTERIORMENTE APRESENTADO PELA FILHA DO DONO DA EMISSORA, QUE FOI FAZER INTERCÂMBIO EM OUTRO PAÍS.
DEPOIS DE UM ANO COM O RETORNO DA LOCUTORA, O JOVEM ARTISTA DA CIDADE REALIZOU VÁRIOS TRABALHOS COMO: LOCUTOR, OPERADOR E REPÓRTER.
LOGO DEPOIS, COMO J.G, GERA GANHOU SEU PRÓPRIO PROGRAMA DE RÁDIO, O "J.G SUPER SHOW".
ENQUANTO REALIZAVA SEU GRANDE SONHO DE SER LOCUTOR, ELE TAMBÉM TRABALHAVA COMO TÉCNICO EM ELETRÔNICA DA LOJA ELETROLAR DE ORLÂNDIA.
QUANDO HAVIA UM MICROFONE LIGADO OU UMA APRESENTAÇÃO DE TEATRO O JOVEM ARTISTA ESTAVA LÁ. FOI QUANDO NO ANO DE 1978, INAUGUROU A RÁDIO LIDERSOM E J.G FOI CONVIDADO PARA TRABALHAR DEPOIS DE SER O MAIS VOTADO PELOS MORADORES DA CIDADE,NAQUELA ÉPOCA ELE JÁ ERA MUITO CONHECIDO NA CIDADE.
QUANDO ESTAVA APRESENTANDO SEU PROGRAMA NA RÁDIO LIDERSOM, O DONO DA RÁDIO EDUCADORA DE BATATAIS OUVIU E O-CONVIDOU PARA TRABALHAR COM ELE. GERA, QUE TAMBÉM CANTAVA NA GRUPO "SAMBATUCADA" ACEITOU O CONVITE E DEIXOU A SUA CIDADE NATAL.DURANTE ESSE PERÍODO ELE DORMIA NA RÁDIO E SÓ VOLTAVA PARA CASA NOS FINAIS DE SEMANA. DEPOIS DE ALGUM TEMPO, ELE DEIXOU A RÁDIO EDUCADORA E MONTOU UMA OFICINA DE ELETROTÉCNICA ONDE TRABALHAVA DE SEGUNDA À SEXTA, E AOS SÁBADOS APRESENTAVA NA LIDERSOM O PROGRAMA "INTEGRAÇÃO", QUE ERA JORNALÍSTICO E ANUNCIAVA TAMBÉM TROCA DE PRODUTOS NO AR.
JOSÉ GERALDO CRESCIA E SEUS SONHOS TAMBÉM, FOI QUANDO SEU OBJETIVO ERA A CIDADE DE SÃO PAULO. MAS ANTES ELE DECIDIU PASSAR PELO MERCADO DE RIBEIRÃO PRETO. QUANDO CHEGOU AQUI, ELE OUVIA GRANDES PROFISSIONAIS NA DIÁRIO FM, COMO: MÔA, HOJE NA CONQUISTA FM.
MAS ANTES ELE FEZ UM TESTE NA RÁDIO INDEPENDÊNCIA E NÃO PASSOU. QUANDO DESCIA NO ELEVADOR, GERA ENCONTROU CARLINHOS CAPARELLI, OUTRO GRANDE AMIGO QUE COMEÇOU JUNTO COM ELE NO RÁDIO.
EM 1982, DEPOIS DE VÁRIOS TESTES NA RÁDIO DIÁRIO, GERA FOI CONTRATADO COMO LOCUTOR FOLGUISTA.TRÊS MESES DEPOIS SE CASOU COM MARIA ANGELA, SUA ESPOSA QUE PASSOU JUNTO COM ELE MUITAS DIFICULDADES FINANCEIRAS NO INÍCIO DO CASAMENTO.
COMO NUNCA DESISTIU DE SEUS OBJETIVOS GERA FOI PARA SÃO PAULO, ONDE GRAVOU EM VÁRIAS PRODUTORAS.
EM UMA MANHÃ QUANDO ESTAVA TOMANDO CAFÉ EM UMA PADARIA, ELE ESTAVA ASSISTINDO A TVS , HOJE SBT, E FOI ATÉ A EMISSORA NA VILA GUILHERME. QUANDO CHEGOU NO LOCAL NÃO ENCONTROU NINGUÉM NA RECEPÇÃO E ENTROU ATÉ CHEGAR NO ESTÚDIO DE GRAVAÇÃO, ONDE CONHECEU O LOMBARDI, QUE O RECEBEU E LHE CONVIDOU PARA UM ALMOÇO.
DEPOIS DE MUITA CONVERSA, LOMBARDI INDICOU JOSÉ GERALDO PARA TRABALHAR NO TVS RIBEIRÃO PRETO QUE ESTAVA INAUGURANDO NA CIDADE. AO VOLTAR ELE FOI ATÉ A EMISSORA E GRAVOU SUA PRIMEIRA CHAMADA, A DO SHOW DO BOZO. NO DIA SEGUINTE SUA MULHER ÂNGELA RECEBEU UM TELEFONEMA DA TV E ELE NÃO SABIA QUE JÁ ESTAVA CONTRATADO PELA TVS.
GERA TAMBÉM APRESENTAVA NA DISCOTECA ZOOM O FESTIVAL "FEST VILA LOBOS" JUNTAMENTE COM SEU AMIGO CELSO LUIZ.
SETE MESES DEPOIS GERA FOI INDICADO PARA SER DIRETOR DE PROGRAMAÇÃO DA EMISSORA, MAS DEIXOU O CARGO MESES DEPOIS POR NÃO TER EXPERIÊNCIA NO SETOR, MAS CINCO ANOS DEPOIS ELE FOI NOVAMENTE INDICADO, E JÁ COM EXPERIÊNCIA ACEITOU O CONVITE E ESTÁ ATÉ HOJE COMO VOZ PADRÃO E DIRETOR DE PROGRAMAÇÃO DO SBT.

Marcos Café comemora o 1° Lugar de audiência da Mega FM em Ribeirão Preto.


O Locutor da Mega FM, emissora mais ouvida em Ribeirão Preto, segundo dados da pesquisa IBOPE, está vivendo um dos melhores momentos de sua carreira. A alegria que sempre foi a marca registrada de Marcos Café , está ainda mais evidente no rosto do radialista que mistura dinamismo e irreverência em seu programa. Quem sintoniza a frequência 92.3 as 06hs da manhã não consegue segurar o riso ao ouvir suas brincadeiras com o público. Apaixonado pelo que faz, Café, antes de realizar seu grande sonho de trabalhar em uma grande emissora, era um daqueles ouvintes fanáticos, que não deixava de ligar para as principais rádios da cidade. “Eu participava dos programas, e alguns locutores falavam que eu tinha futuro como locutor, pois eu sempre falava demais”, comentou ele. Hoje, Marcos se considera um vitorioso em sua profissão. “Eu sempre corrí atraz dos meus objetivos, e tinha certeza que algo de bom iria acontecer em minha vida”, finalizou.
Confira a entrevista Pingue-pongue com Marcos Café, locutor que apresenta o programa “Acorda aêê...” todos os dia das 06 as 10hs da manhã na Mega FM.

Quando começou sua paixão pelo rádio?
R: Começou quando eu ficava em casa acompanhando os meios de comunicação, e eu sempre me atraí mais pelo que que pela TV. No meu quarto com meu rádio e um telefone ao meu lado eu participava dos programas, e alguns locutores falavam que eu tinha futuro como locutor, pois eu sempre falava demais.

Quantas emissoras você trabalhou?
R: Duas emissoras comerciais pertencentes ao memso grupo do Mega Sistema de Comunicação, primeiro na Conquista FM, e agora aqui na Mega, que é meu verdadeiro sonho de consumo.


Antes de ser locutor, você fazia o quê?
R: Eu tive trabalhos comuns. Comecei como representante comercial em vendas de plano de convênio odontológico, e fui também representante de vendas de roupas de grifes conhecidas.

Quando foi que você teve certeza que seria locutor de uma grande emissora de rádio?
R: Eu comecei trabalhando em rádios comunitárias e ouvia comentários de algumas pessoas que trabalhavam em rádios comerciais. Eu sempre pedia que eles me ouvissem, pois eu participava do programa deles e pedia que eles ouvissem o meu também. Foi quando começaram elogiar muito meu trabalho, e tive a certeza que poderia ser locutor de uma grande rádio também.

Hoje, você e toda equipe da Mega conquistaram o 1° lugar em audiência, como você encara isso em uma cidade que tem grandes emissoras?
R: Nossa! Encaro isso como uma verdadeira vitória, pois eu sempre sentí que eu não sou o melhor, e sim, dei o meu melhor em uma equipe de grande potencial. Com isso, sabia que algo de bom poderia acontecer. Portanto, eu encaro como uma grande vitória.

Quanto tempo faz que você está na Mega, e como aconteceu sua contratação?
R: Faz um ano e quatro meses, e o convite aconteceu aqui mesmo, quando o pessoal percebeu que na Mega eu poderia fazer algo mais dinâmico ainda e desenvolver melhor o meu trabalho.

Qual o recado que você deixa para as pessoas que sonham com o sucesso em uma profissão?
R: Que persistam! Porque será apenas sonho enquanto você ficar parado, mas a partir do momento em que você correr atraz dos seus objetivos, seus sonhos se realizarão.


Rodrigo Prioli, Március Ariel, Andrea Dinard e Mariana Toni.