Um aluno que sai do ensino médio e entra para o curso de jornalismo, é aquele tipo de pessoa que sonha em mudar o mundo, que ama as revoluções e tem a esperança de conseguir atingir seus mais belos objetivos quando sair da faculdade com toda a base que a mesma te ofereceu, ao longo de quatro anos.
Os anos vão se passando e finalmente aquele aspirante a jornalista chega a ultima etapa, o famoso ano do TCC que amedronta todos desde o começo do curso, pois todos dizem que é um ano corrido, desgastante e que seu diploma depende dele; o que não deixa de ser verdade, afirma Leonardo Corrêa, aluno do quarto ano.
Como um bom estudante, ele começou pensar no tema de seu trabalho em novembro de 2007, já que só em 2008 é que chegaria na reta final. “Tinha que ser algo extremamente interessante, já que você precisa primeiro ter identificação com aquilo que vai pesquisar. Sempre fui fã de movimentos radicais, revoluções e principalmente da historia do guerrilheiro Ernesto Che Guevara. Então, resolvi juntamente com três colegas, estudar a visão da mídia brasileira e povo boliviano em relação ao revolucionário.” Conta Leonardo.
Segundo ele, várias cabeças pensam melhor que uma, por isso optou por fazer o trabalho em grupo. A dica de Corrêa é que se comece a fazer o TCC logo no terceiro ano, pois assim se evita todo o estresse causado pela pressa em se fazer algo que seja do agrado da bancada. Assim fez Leonardo, que com toda a calma de realizar o projeto, aliou seu sonho ao trabalho de conclusão de curso, ele e um amigo de grupo, foram até a Bolívia para pesquisar sobre o revolucionário, gravar entrevistas e até foram ao vilarejo onde Che Guevara foi morto em 09 de outubro de 1967.
Em junho acontece a pré banca onde os professores explicam para os grupos em que eles precisam melhorar; Leonardo conta que foi muito bem.
Agora em Dezembro eles têm que entregar um documentário de 26 minutos e a parte escrita, que contém o relatório do projeto de trabalho, bibliografias, os capítulos do documentário e a conclusão.
Segundo ele, apesar de ter poucas aulas já que a turma fica mais focada em seus TCCs,o ano não deixa de ser estressante e de muita responsabilidade “Somos vestibulandos no mercado de trabalho e somente os melhores, passarão pra segunda fase.” Comenta.
Já deu para ter uma perspectiva de como é o quarto ano, para aquele aluno que entrou lá no inicio, cheio de esperança e idéias; É aquele momento onde ele tem a oportunidade de fazer o que gosta e mostrar tudo o que aprendeu, mas também um ano de muita responsabilidade.
Então vamos à luta para que os nossos Trabalhos de Conclusão de Curso sejam os melhores possíveis e que façam com que todos saiam da faculdade com o sentimento de dever cumprido.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário